sexta-feira, 8 de novembro de 2013

COR



A cor é uma sensação produzida pelos raios luminosos nos órgãos visuais e que é interpretada no cérebro. Trata-se de um fenómeno físico-químico em que cada cor depende do comprimento de onda. Este comprimento de onda que o ser humano consegue observar esta situado entre os 400 nanometros e os 780 nanometros .


A interpretação da cor pelo cérebro humano e feita depois da incidência de um feixe luminoso que atravessa a íris e é projetada na retina. Neste processamento os olhos são os sensores da visão, a qual pode ser classificada como escotópica e fotópica . No final deste processo o cérebro vai ter a importante função de processar o que observou.






Visão escotópica/Visão fotópica 

visão Escotópica capta baixos níveis de luminosidade e não é sensível ao comprimento de onda, não detectando a cor. Este tipo de visão é utilizado durante a noite (ou em ambientes escuros/noturnos), onde o olho passa a ser mais sensível ao azul. Os sensores utilizados pela visão escotópica são os bastonetes.

Visão Fotópica é o termo cientifico que se dá á visualização das cores por parte do olho humano, durante o dia e em condições normais de luminosidade( visão diurna). Este tipo de visão só funciona para elevados níveis de luminosidade e é sensível ao comprimento de onda (sensível à cor). A luz que é projectada na retina e é interpretada pelos cones


Sem comentários:

Enviar um comentário